Como manter a rotina de tratamento

É importante manter a rotina de tratamento na fibrose cística

Seguir adequadamente as orientações de tratamento para a fibrose cística (FC) pode ser uma tarefa complexa e demorada. Daí a importância de criar e manter uma rotina diária que lhe facilite ao máximo seguir seu cronograma de tratamento e fisioterapia, conforme prescrito pelo médico.

Se você vem tratando a FC há alguns anos, é provável que já tenha criado uma rotina e esteja usando algumas das dicas abaixo – ou todas elas. Mesmo assim, recomendamos que dê uma olhada e quem sabe você não descubra alguma novidade!

Lembre-se: Sempre que seu médico fizer uma alteração no tratamento, é importante encaixá-la na rotina de tratamento da FC como um todo. Seu médico e enfermeiro sempre estarão lá para ajudá-lo. Não hesite em pedir orientações para eles.

Dicas para criar uma rotina de tratamento diária para FC

 

1. Crie lembretes no celular e/ou no despertador

Crie lembretes para quando você tem que tomar cada um dos remédios e outros tratamentos, como fisioterapia.

 


 

2. Organize uma rotina que funcione para todos que moram com você

Faça todos participarem! Monte uma rotina diária que funcione para você e, de preferência, para todas as outras pessoas com quem você mora: pais, irmãos, irmãs, avós, parceiro(a) ou colegas de quarto. Usar uma agenda em comum ou um quadro de avisos é uma forma simples e bastante visual para manter todo mundo ciente de quem vai fazer o quê e quando.

Se sua rotina de tratamento da FC também funcionar para as outras pessoas envolvidas, é mais provável que você consiga mantê-la.

 


 

3. Comece cedo

Levante-se cedo o suficiente para ter tempo com folga e privacidade para as terapias matinais. Isso pode ajudar a garantir que a rotina sofra impacto mínimo no dia a dia fora de casa.

 


 

4. Seja organizado

A organização é essencial para fazer com que sua rotina de tratamento da FC passe a fazer parte normalmente do dia a dia. Vale fazer o seguinte:

  • Verificar as condições de armazenamento de cada remédio.
  • Manter todos os remédios (ou a maioria deles) em um só lugar.
  • Monitorar o estoque de todos os remédios, inclusive dos tratamentos de FC.
  • Garantir que você nunca fique sem seus tratamentos para FC.
  • Providenciar as medicações vendidas somente com receita antes que seu estoque atual se esgote.

 

Como manter uma rotina

Ainda que você crie uma ótima rotina de tratamento para FC, a imprevisibilidade do dia a dia pode fazer com que cumpri-la se transforme em um desafio. Mesmo assim, é importante continuar a fazer os tratamentos para FC corretamente, conforme prescrito pelo seu médico, todos os dias.

Mesmo se você estiver se sentindo bem – ou se não se sentir melhor depois de iniciar um novo tratamento para FC –, é importante continuar a tomá-lo corretamente como parte da sua rotina.

Pense em como amigos, familiares e colegas de quarto podem ajudá-lo a seguir sua rotina de tratamento. Essa rede de apoio pode ajudar das seguintes formas:

  • Agindo como lembrete ou um suporte a mais para garantir que você siga a rotina de tratamento.
  • Fazendo verificações visuais simples na casa, como checar se você usou o nebulizador nas horas certas, com base em se seu equipamento foi lavado e colocado para secar.
  • Conversando sobre todas as preocupações e ajudando a dividir a responsabilidade pela identificação de riscos à sua rotina de tratamento.

É bom ficar de atento às coisas que poderiam perturbar sua rotina de tratamento da FC e ser proativo ao tentar evitar que elas aconteçam.

 

Grandes mudanças na vida

Grandes mudanças na vida, como mudar de casa, passar a frequentar uma escola ou universidade nova, trocar de endereço ou até mesmo mudar do cuidado pediátrico para o adulto na FC podem abalar sua rotina de tratamento.

Se você estiver começando uma faculdade ou um trabalho, é importante que o professor ou empregador entenda suas necessidades específicas e saiba como ajudar.

 

 
Cancelar

Close

To access the Healthcare Professionals' section you must verify your professional status using OneKey Web Authentication.

Press continue to use your existing OneKey account or register for a new OneKey user account.

Link to website terms and conditions