Exercícios

Fazer exercícios pode ajudar no bem-estar geral
 

As atividades físicas regulares devem ocupar lugar central no tratamento da fibrose cística (FC) para todos os que convivem com a doença, independente de idade e gravidade.1 No entanto, deve-se agir com moderação e todas as novas atividades devem ser debatidas com o médico ou o enfermeiro para garantir que elas sejam seguras e adequadas para você.

Acredita-se que atividades que aumentam sua frequência cardíaca e melhoram a força muscular sejam particularmente benéficas para pessoas com FC, como corrida, futebol, natação ou dança.2

No entanto, alguns esportes podem não ser adequados para portadores de FC, como atividades envolvendo grandes altitudes (por ex., esqui) ou que exerçam pressão sobre os pulmões (por ex., mergulho autônomo), pois podem ser arriscadas.3

 

Quando estiver pensando em aderir a uma nova atividade esportiva, lembre-se de conversar primeiro com o médico ou enfermeiro e reflita sobre como a atividade se encaixará na sua vida e na sua rotina. É mais fácil persistir em atividades físicas convenientes e divertidas.

Lembre-se:

  •  Um pouco de atividade física é melhor que nenhuma.
  •  Escolha algo de que você goste. O ideal é que inclua exercícios cardiovasculares
  •  Escolha atividades que você possa fazer com amigos e/ou familiares, como uma forma de ajuda e motivação.
  •  Os exercícios podem ser divididos ao longo do dia, não precisa ser tudo de uma vez.
  •  Atividades que durem de 15 a 30 minutos são as melhores. Inicie seu programa de exercícios lentamente e vá aumentando.
  •  Se seu corpo estiver lhe dizendo que um exercício é difícil demais, ou excessivo, diminua ou pare.
  •  Os horários de tomar remédio, comer e ingerir líquidos devem ser planejados de forma a acomodar os exercícios.
     

Confira o clima quando você quiser se exercitar

Quem tem FC precisa tomar cuidado quando o tempo estiver quente e úmido para não sofrer estresse por calor. Na FC, perde-se mais sal no suor. Por isso, é importante ingerir bebidas isotônicas (bebidas que contêm eletrólitos – sais químicos como sódio e íons de cloreto que ajudam suas células a funcionarem) para repor o sal.